segunda-feira, 30 de março de 2009

SMT / DTP não exigirão comprovante de pagamento de contribuição sindical dos taxistas

SMT / DTP não exigirão comprovante de pagamento de contribuição sindical dos taxistas
Vanderlei machado, taxista, ex- diretor do sindicato e que está sempre atento as questões que envolvem os taxistas, em especial, quando envolve política e sindicato, também se manifestou veementemente contrário ao pagamento da contribuição sindical.
O Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo,Solicitou a exigência de apresentação da prova de quitação da Contribuição Sindical quando dos pedidos de renovação ou transferência de alvarás de taxistas autônomos, bem como nos pedidos de licença específica.
No dia 21/02/09, saiu a publicação negando a solicitação do sindicato, veja:
TID nº 3.623.012 - Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo - Sr. Natalício Bezerra Silva - Solicita a exigência de apresentação da prova de quitação da Contribuição Sindical quando dos pedidos de renovação ou transferência de alvarás de taxistas autônomos, bem como nos pedidos de licença específica. I. INDEFIRO o pedido apresentado pelo Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, à vista dos pareceres exarados pelo Departamento de Transportes Públicos - DTP e Procuradoria Geral do Município - PGM, assim como a manifestação da Assessoria Jurídica deste Gabinete, os quais adoto como fundamento para a decisão.
Vanderlei machado, taxista, ex- diretor do sindicato e que está sempre atento as questões que envolvem os taxistas, em especial, quando envolve política e sindicato, também se manifestou veementemente contrário ao pagamento da contribuição sindical. Primeiro quero parabenizar a prefeitura de São Paulo, que através da secretaria municipal de transportes e DTP, indefiram esse pedido do sindicato, acredito que os departamentos jurídicos da prefeitura se basearam em questões legais para tomar essa decisão. Vanderlei lembra que em anos anteriores, através deste mesmo “jornal no trânsito”, foram feitas consultas ao DTP, quando esse departamento também afirmou que não exigiria comprovante de pagamento da contribuição. O ex- diretor do sindicato também como fez em anos anteriores, continua a questionar porque na cobrança dos da mensalidade sindical, consta como razão social enquanto na cobrança da contribuição consta como razão social outra denominação. Machado diz: “não vou pagar, não paguei e a categoria não vai pagar”


Vanderlei Machado

ILEGALIDADE NO CANCELAMENTO DO CONDUTAX


ILEGALIDADE NO CANCELAMENTO DO CONDUTAX
Causa perplexidade a Portaria nº 018/09-SMT.GAB que cancela automaticamente todas as inscrições no CONDUTAX vencidas há mais de 30 (trinta) dias, cuja legalidade se questiona sob diversos pontos de vista.
Primeiramente, esta situação de cancelamento de registro de CONDUTAX se assemelha ao episodio da Resolução 276 CONTRAN que determinou o cancelamento da Carteira Nacional de Habilitação vencida e não renovada no prazo determinado.
No caso do cancelamento da Carteira de Motorista, logo de inicio, o Judiciário drdeterminou a imediata renovação do documento daqueles que ajuizaram ação com pedido liminar.
A decisão liminar entendeu que havia desproporção entre o cancelamento e a necessidade de atualizar o cadastro dos motoristas, além disso, não havia previsão no Código de Transito Brasileiro para essa situação, portanto, não poderia uma norma inferior criar regra que restringe direito não prevista em Lei hierarquicamente superior.
E, para finalizar, o condutor não havia cometido nenhuma infração que o levasse a perda do direito, a ser verificado em processo administrativo junto ao órgão, por conseqüência lógica, o cancelamento do registro não poderia prevalecer.
Feito essa comparação entre os dois atos, há a possibilidade de a portaria 018/09-SMT.GAB ter o mesmo destino da Resolução 276 CONTRAN - que acabou sendo suspensa pelo Judiciário - e, com isso, os interessados que lutaram na justiça conseguiram seus direitos garantidos.
ROSAN JESIEL COIMBRA, advogado especialista em Direito de Trânsito, professor do curso de pós-graduação do Centro de Estudos Avançados de trânsito – Rua Dr, Diogo de Faria, 1166 – tel. (11) 5083-1969.
Veja a portaria que cancela condutax vencido a mais de trinta dias,(publicada no diário oficial do município em 03/03/09).Portaria n.º 018/09-SMT.GAB.O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES, no uso dasatribuições que lhe são conferidas por lei e,CONSIDERANDO o número total de inscrições no CadastroMunicipal de Condutores de Táxis - CONDUTAX passíveis derevalidação, que se apresenta desproporcional ao número deAlvarás de Estacionamento de Táxi ativos e em condiçõesregulares;CONSIDERANDO o elevado número de inscrições noCONDUTAX vencidas, sem a devida renovação por parte dosinteressados,RESOLVE:1) Ficam suspensas, por 120 (cento e vinte) dias, as novasinscrições no Cadastro Municipal de Condutores de Táxis -CONDUTAX.2) Em consonância com o disposto no § 1º do artigo 10 da LeiMunicipal nº 7.329, de 11 de julho de 1969, serãoautomaticamente canceladas todas as inscrições noCONDUTAX vencidas há mais de 30 (trinta) dias e seráprovidenciada a atualização do Sistema de Gerenciamento deTransporte Público - SGTP.3) A nova inscrição de portador de CONDUTAX canceladodependerá do cumprimento de todos os requisitos previstos noartigo 9º da Lei Municipal nº 7.329, de 1969, e demais atosnormativos atinentes à matéria, inclusive a presente portaria.4) Esta portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Táxi Acessível na feira REATECH


Táxi Acessível na feira REATECH
O Táxi Acessível, nova modalidade de táxi que passou a circular em São Paulo desde o mês passado e que atende exclusivamente passageiros cadeirantes e seus acompanhantes, será apresentado durante a 8ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (REATECH), que será realizada de 2 a 5 de abril no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo.

A Adetax (Associação das Empresas de Táxi de Frota do Município de São Paulo (Adetax) vai levar um táxi acessível para exposição durante a feira, no estande da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED). Assim, os visitantes poderão conhecer de perto o funcionamento do serviço.

Os táxis acessíveis estão circulando desde o mês passado. São 16 táxis Fiat Dobló especialmente adaptados para o transporte de um cadeirante, sozinho ou acompanhado de até duas pessoas. O novo serviço custou R$ 1,3 milhão de investimento às frotas de São Paulo. “Os taxistas de frotas já transportam mensalmente mais de 1 milhão de pessoas e agora muitos cadeirantes, que já eram passageiros habituais estão aderindo ao táxi acessível”, lembra Ricardo Auriemma, presidente da Adetax.

A feira REATECH vai funcionar de quinta e sexta-feira, das 13h às 21h; e no sábado e domingo, o horário de funcionamento será das 10h às 19h. O Centro de Exposições Imigrantes fica no quilômetro 1,5 da Rodovia dos Imigrantes. A entrada é gratuita e os interessados em participar do evento podem acessar o site www.reatech.tmp.br para imprimir o convite.

A Adetax já prepara a participação em outros eventos durante 2009, ano em que as frotas completam 40 décadas de atuação.

Como funciona o táxi acessível – O serviço custa o mesmo que uma corrida normal de táxi comum e pode ser acessado pelos telefones (11) 3229-7688/3228-1400 ou pelo site www.taxiacessivel.com.br. Para fazer o agendamento, é aconselhável que o passageiro se cadastre nessa página. Ao processar o cadastramento, as frotas entram em contato para esclarecer quaisquer informações e se o cliente desejar efetuar um agendamento.

Nessa solicitação, o passageiro informa seu telefone de contato, nome, endereço de origem e endereço de destino. A atendente confirma qual o tipo de cadeira de rodas que o passageiro utiliza. Em seguida, a atendente pergunta se a solicitação é para o momento, ou se deseja agendar para outro horário.

A central de atendimento processa então o pedido e passa as informações recebidas ao motorista de Táxi Acessível mais próximo do local de origem da chamada. Ao chegar ao local da chamada, o motorista informa ao passageiro que está à disposição para acomodá-lo dentro do veículo. Somente quando o motorista tiver concluído o procedimento de fixação da cadeira de rodas com o auxílio de quatro cintos de segurança é que poderá ser ligado o taxímetro.

Ao chegar ao destino, o taxista deve desligar o taxímetro, informando ao cliente o valor da corrida. Somente depois disso é que será iniciada a retirada do passageiro do Táxi Acessível.

Serviço

Táxi Acessível
(11) 3229-7688 / 3228-1400
www.taxiacessivel.com.br
Serviço exclusivo para cadeirantes, sozinhos ou com acompanhantes
Disponível 24 horas, domingo a domingo
Pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de crédito..


quarta-feira, 18 de março de 2009

comissões parlamentares, como funcionam!

OBSERVAÇÃO: toda essa observação em vermelho, é de responsabilidade do editor desse blog, todo o restante foi produzido pelo gabinete do vereador DONATO - PT. de modo geral, as comissões assemelham-se, nas casas legislativas, ou seja: camaras municipais, assembleias legislativas e camara federal, veja em São Paulo:
AS COMISSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO A Lei Orgânica do Município, que é, no âmbito municipal, a lei maior, tem no seu terceiro título, um capítulo reservado ao Poder Legislativo. Na seção V desse capítulo, encontram-se as disposições acerca das Comissões. Segundo o ordenamento da Lei, a Câmara dos Vereadores de São Paulo, deve ter comissões de dois tipos: as Comissões Permanentes, que têm a ver com assuntos relacionados diretamente às ações da administração e de seus órgãos; e as Comissões Temporárias, que são de dois tipos, as de “Constituição Extraordinária”, relacionadas a temas de interesse da sociedade que exigem ações diferenciadas ou atenção especial por parte do poder público, e as “Comissões Parlamentares de Inquérito”, ou CPI’s, constituídas sempre que há suspeitas de má administração, mau uso do dinheiro público, erros ou omissões por parte do executivo e de seus órgãos. É assegurado pela lei que nessas comissões deve haver, sempre que possível, a representação proporcional de todos os partidos que participam da Câmara, sendo que todos os vereadores, à exceção do Presidente e do Vice-presidente da Câmara, devem participar de duas comissões, de uma permanente e de uma temporária, conforme indicação de seus partidos. Deste modo, é a bancada de cada partido que indica os nomes dos vereadores que devem compor cada comissão. Todas elas têm um presidente e seus membros têm
mandato de um ano, portanto, a cada ano os componentes podem ser substituídos, sempre respeitando o critério de indicação pelas bancadas dos partidos. Mas qual é o papel dessas comissões? Por que elas existem? As competências das Comissões, conforme indicado no segundo parágrafo do artigo 32 da seção V, são: analisar propostas e projetos submetidos à sua avaliação; fiscalizar os atos da administração, em especial para verificar a regularidade, a eficiência e eficácia dos seus órgãos no cumprimento dos objetivos institucionais; solicitar ao Prefeito informações sobre a administração; convocar Secretários ou Secretárias Municipais e os responsáveis pela administração para prestar informações sobre suas ações; acompanhar, junto ao executivo, as regulamentações das leis, a elaboração e execução do orçamento; discutir e votar Projetos de Lei; realizar audiências públicas; solicitar informações e depoimentos de pessoas de autoridade ou cidadãos; analisar programas de obras, planos de desenvolvimento regionais ou setoriais e emitir pareceres a respeito, bem como solicitar documentos e esclarecimentos dos responsáveis. As CPI’s têm um papel especial, o artigo 33 da mesma seção, confere aos seus membros “poderes de investigação próprios das autoridades judiciais”. Elas têm prazo de 90 dias para realizar seus trabalhos e apresentar suas conclusões, quando for o caso, devem ser encaminhadas ao Ministério Público. É importante que o eleitor saiba como elas funcionam e de quais delas seu vereador participa. Acompanhar os trabalhos das comissões é uma forma de os cidadãos verificarem se os vereadores estão realmente trabalhando pelo bem da cidade. E, vale dizer, todo cidadão ou associação popular tem direito, assegurado pela lei que temos citado, de procurar uma comissão para encaminhar suas queixas, suas propostas e suas solicitações. Na Câmara Municipal de São Paulo estão em funcionamento sete Comissões Permanentes, duas Extraordinárias, e três CPI’s compostas da seguinte maneira:

COMISSÕES PERMANENTES:

Constituição, Justiça e Legislação Participativa Ítalo Cardoso – PT (Presidente), Celso Jatene – PTN (Vice), João Antonio – PT, Gilberto Natalini – PSDB, Kamia – DEM, Agnaldo Timoteo – PR, Abou Anni – PV, José Olimpio – PP, Chalita – PSDB.
Finanças e Orçamento: Wadih Mutran – PP (Presidente), Donato – PT (Vice), Floriano Pesaro – PSDB, José Pólice Neto – PSDB, Arselino Tatto – PT, Milton Leite – DEM, Aurélio Miguel – PR, Adilson Amadeo – PTB, Roberto Trípoli – PV,
Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente:
Carlos Apolinário – DEM (Presidente), Toninho Paiva – PR (Vice), Carlos Alberto Bezerra Jr – PSDB, Juscelino Gadelha – PSDB, Chico Macena – PT, Paulo Frange – PTB.
Administração Pública: Adolfo Quintas - PSDB (Presidente), Penna – PV (Vice), Souza Santo – PSDB, Francisco Chagas – PT, José Américo – PT, Domingos Dissei – DEM, Quito Formiga – PR.
Trânsito, Transporte, Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia: Ricardo Teixeira - PSDB (Presidente), Marta Costa – DEM (Vice), Mara Gabrilli – PSDB, Senival Moura – PT, Goulart – PMDB, Milton Ferreira – PPS, Atílio Francisco – PRB.
Educação , Cultura e Esporte: Eliseu Gabriel – PSB (Presidente), Marco Aurélio Cunho – DEM (Vice), Claudinho de Souza – PSDB, Alfredinho – PT, Jooji Hato – PMDB, Cláudio Fonseca – PPS, Netinho de Paulo – PcdoB.
Saúde, Promoção Social, Trabalho, Idoso e Mulher: Juliana Cardoso - PT (Presidente), Sandra Tadeu – DEM (Vice), Gilson Barreto – PSDB, Jamil Murad – PCdoB, Cláudio Prado – PDT, Marcelo Aguiar – PSC, Noemi Nonato – PSB.

COMISSÕES EXTRAORDINÁRIAS

De Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude: Netinho de Paula – PCdoB – (Presidente), Floriano Pesaro – PSDB (vice), Ricardo Teixeira – PSDB, Agnaldo Timoteo – PR, Juliana Cardoso – PT, Alfredinho – PT, Senival Moura – PT, Sandra Tadeu – DEM, Noemi Nonato – PSB.
De Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Relações Internacionais: Gabriel Chalita – PSDB (Presidente), Ítalo Cardoso – PT (vice), José Olimpio – PMDB, Quito Formiga – PR, João Antonio – PT, Carlos Aberto Bezerra Jr – PSDB, Jamil Murad – PCdoB, Juscelino Gadelha – PSDB, Marta Costa – DEM. CPI dos Danos Ambientais: Goulart – PMDB (Presidente), Paulo Frange – PTB (Vice), Penna – PV, Milton Ferreira – PPS, Marco Aurélio Cunha – DEM, Ítalo Cardoso – PT, Alfredinho – PT, Agnaldo Timoteo – PR, Juscelino Gadelha – PSDB. CPI do IPTU: Aurélio Miguel – PR (Presidente), Marta Costa – DEM (Vice), Wadih Mutran – PP, Souza Santos – PSDB, João Antonio – PT, Cláudio Fonseca – PPS, Adilson Amadeu – PTB, Abou Anni – PV, Donato - PT. CPI da Pedofilia: Marcelo Aguiar – PSC (Presidente), Quito Formiga – PR (Vice), Sandra Tadeu – DEM, Netinho de Paula – PCdoB, Juliana Cardoso – PT, Floriano Pesaro – PSDB, Carlos Alberto Bezerra – PSDB. * Informações obtidas junto ao gabinete do Vereador Donato – PT: http://www.donatopt.com.br/ / donatopt@terra.com.br , telefone gabinete CMSP: 3396-4840.


comissão de transporte, incompleta

foto jornal

Feirão Fiat

Feirão Fiat foi um sucesso
O feirão FIAT, realizado nos dias 14 e 15 deste mês de março, foi um sucesso total, apesar de o evento ter como motivo principal a questão comercial, ou seja, vender carros, o evento acabou sendo uma ótima alternativa de lazer e entretenimento. O tempo também foi favorável, em um final de semana ensolarado, o paulistano que compareceu ao sambódromo do Anhembi, não ficou com sede, a organização do evento disponibilizou, à todos gratuitamente, água gelada e suco natural de vários sabores, já o setor de vendas diretas, (onde os taxistas são atendidos) contou com outros produtos e serviços, como despachante entre outros.
Sandra Lopes da Fiat Ventuno
a responsável por vendas de taxi da Fiat Ventuno também não deixou seus clientes na mão, apesar da carga horária puxada, das oito as vinte horas, Sandra não arredou o pé, dando todo apoio à sua clientela e ainda fez bonito como sempre, dessa vez a moça recebeu em sua mesa, a presença do ilustre jornalista Facioli, da TV Record, Facili esbanjou simpatia, depois de permanecer por muito tempo com sua amiga Sandra Lopes e equipe, onde serviram-lhe, refrigerante, o jornalista e Sandra, fizeram test-drive com um carro com freios ABS. O jornalista da Record, atendeu a todos os pedidos de autógrafos e fotos, realmente foi uma atração a parte.
Números do evento: 40.000 visitantes, 5.000 veículos em oferta, 2.000 veículos vendidos.


Nonato Rodrigues e o pequeno Facioli.




Equipe Fiat e Facioli.




Equipe Ventuno e Facioli. Todo mundo feliz.


Carla, Facioli e Sandra Lopes. Todo mundo feliz.